MetrôLAB

metrolab

SOBRE

O MetrôLAB é um espaço de desenvolvimento de projetos de curta-metragem que acontecerá nos dias 11, 13 e 14 de outubro de 2017, no período vespertino, com carga horária de 2 horas/dia, no Sesc da Esquina (Rua Visconde do Rio Branco, 969), durante a 1ª edição do Metrô – Festival do Cinema Brasileiro Universitário, em Curitiba/PR.

Serão selecionados de 5 a 9 projetos de curta-metragem, escritos e propostos por universitários, que contarão com consultoria nas áreas de roteiro, produção e direção*.

O MetrôLAB tem como objetivo proporcionar a estudantes universitários de todo o Brasil a oportunidade de aprimorar e aperfeiçoar seus projetos de curta-metragem, com a ajuda de profissionais do mercado cinematográfico brasileiro.

Projetos Selecionados

– Amniótico, de Vinícius Spanghero (diretor) e Isa Morelli Perlim (produtora) (UFF/RJ)
– Baobá, de Bea Gerolim (UNESPAR/PR)
– Escadas e Elevadores, de Carolina Santana (UNILA/PR)
– A Gaivota, de Elisa Ratts (UNESPAR/PR)
– Ibeji Ibeji, de Victor Rodrigues de Paula (UFF/RJ)
– Longe de Casa, de Guilherme Dias (UNESPAR/PR)
– MC Jess, de Carla Villa-Lobos (diretora) e Júlia Araújo (produtora) (UFRJ/RJ)
– A Morfina Nossa de Cada Dia, de Andrei Bueno (UNESPAR/PR)
– Tabu, de Bruna Torquato (UNESPAR/PR)


Consultores de Roteiro

CAROLINE BIAGI
Natural de Ribeirão Preto/SP, é graduada em Cinema pela FAP/UNESPAR e Pós-Graduada em Produção de Arte e Gestão de Cultura pela PUCPR. Roteirizou e dirigiu os curtas metragens “Agosto” (2012), “O Fim do Verão” (2015) e “Noite Púrpura” (2016). Está em finalização de seu novo curta-metragem “Brasil x Holanda”, roteiro selecionado para os laboratórios Residência BASE, projeto da produtora Saliva Shots de Esmir Filho com apoio do MIS-SP, e Lab Curta Cinema 2013, no qual o projeto recebeu Menção Honrosa. Desenvolve atualmente o roteiro de seu primeiro longa-metragem, “O Sol e o Peixe”. Participou do workshop FiccçãoViva II – Roteiro, com o realizador português Miguel Gomes.

EVANDRO SCORSIN
Cineasta, formado pela em Cinema pela FAP/UNESPAR, um dos sócios-fundadores da produtora de cinema O Quadro. Realizou diversos curtas que circularam dezenas de festivais de cinema do Brasil, como “Manu baunilha, Bia Chocolate” (2014); “Garota explosiva” (2012), “Meio dia, Isabela” (2011) e “Coloridos” (2011). Atualmente, finaliza “Paranoia Doce”, seu primeiro curta-metragem dentro do gênero do terror, e desenvolve o roteiro do longa “A noite é doce”, contemplado pela linha Prodav 04 do Fundo Setorial do Audiovisual.
Os trabalhos de Scorsin abordam narrativas adolescentes, com estética pop e colorida, se apropriando de gêneros cinematográficos que variam entre a comédia, o Sci-fi e o horror.

HENRIQUE DOS SANTOS
Roteirista, formado em Cinema e Vídeo pela FAP/UNESPAR. Atuou no desenvolvimento da série televisiva “Nóis por Nóis”, projeto contemplado no edital PRODAV TVS PÚBLICAS com previsão de estreia ainda para este ano; recebeu recentemente o prêmio de Melhor Roteiro para Curta-metragem no festival ROTA (Festival de Roteiro Audiovisual/RJ) por “O Casamento de Cristina”, e foi finalista no concurso de roteiros do FRAPA (Festival de Roteiro Audiovisual de Porto Alegre) com seu primeiro roteiro de Longa “Deserto Particular”, já contemplado com recursos do FSA, a ser dirigido por Aly Muritiba em 2018.


Consultores de Direção

CHRISTOPHER FAUST
Natural de Blumenau/SC, é um dos sócios-fundadores da produtora de cinema O Quadro. Dirigiu e roteirizou nove curtas-metragens, dentre eles “Garoto Barba” (2010), “Festa no Apartamento da Suzana” (2012), “Tudo Bem” (2012) e “Garoto Propaganda” (2015). Seus filmes já receberam prêmios em diversos festivais brasileiros. Em 2012, foi indicado ao Grande Prêmio do Cinema Brasileiro na categoria Curta de Fiçção por “O Último Dia” (2010), curta realizado ainda no período da faculdade. Atualmente, prepara seu primeiro longa-metragem, “Dublê de Namorado”, que tem filmagens previstas para o início de 2019.

NATHÁLIA TEREZA
Natural de Campo Grande/MS, graduada em Cinema pela FAP/UNESPAR, Nathália Tereza é diretora, roteiristae montadora. Realizou os curtas “A casa sem separação” (2015), “A outra margem” (2015 – Melhor Direção e Prêmio da Crítica no Festival de Brasília) e “De tanto olhar o céu gastei meus olhos” (2017). Atualmente, desenvolve seus primeiros projetos de longa-metragem, com as produtoras Glaz Entretenimento(SP) e Ponte Produções (PE).

150

TOMÁS VON DER OSTEN
Diretor e montador, é formado em Cinema pela FAP/UNESPAR e tem Mestrado em Arte Multimídia pela Faculdade de Belas Artes de Lisboa. Dirigiu os curtas “Vó Maria” (2011 – Prêmio de Melhor Curta na Mostra Tiradentes), “Miragem” (2011), “Nem a mim, nem a ti” (2012) e “A Invenção da Noite” (2015). Atualmente, desenvolve seus primeiros projetos de longa-metragem: “Lá Fora Está Tudo Calmo”, projeto participante do BR Lab em 2013; e “Continente”, integrante do Núcleo Criativo Aqui e Lá da Sto Lat Filmes, que contou com consultoria de Lucrecia Martel e Karim Ainouz.


Consultores de Produção

ANDERSON SIMÃO
Formado em Cinema pela FAP/UNESPAR, é um dos sócios da produtora de cinema O Quadro. Dirigiu os curtas “Memória a Dois”, “Parabéns Pra Vc” e “Dois Amores”, além do longa “Bye Bye Jaqueline”, com lançamento previsto para 2018. Produziu mais de 20 filmes, entre curtas, médias e longas-metragens, dentre eles “Garota Explosiva”, “Super Blue”, “Meu Amigo Virtual”, “Coração Azul”, “Dias de Trovão” e o longa documentário “Euller Miller Entre Dois Mundos, dirigido por Fernando Severo, atualmente em pós-produção. Recentemente, foi um dos representantes da delegação brasileira do audiovisual no MICSUR, importante evento de mercado sul americano ocorrido em Bogotá, na Colômbia.

DIANA MORO
Produtora, sócia-gerente da Moro Filmes. Assina a produção executiva do filme “Nervo Craniano Zero” e demais obras de Paulo Biscaia Filho, como “Marlon Brando, Whiskey, Zumbis e outros apocalipses”, atualmente em fase de financiamento. Produtora dos longas de estreia de Diego Lopes (“Hotel Delire”) e de Severino Neto (“A Batalha de Shangri-Lá”), ambos com filmagens programadas para primeiro semestre de 2018. É a criadora e idealizadora do evento Madrugada Sangrenta, que na edição de 2014 trouxe para Curitiba/PR o maior mito do cinema de gênero no mundo – Roger Corman. É também responsável pela distribuição de filmes dos novos expoentes do terror nacional como: Rodrigo Aragão, Joel Caetano, Kapel Furman, Armando Fonseca e outros.

RUDOLFO AUFFINGER
Graduado em Cinema e Vídeo pela FAP/UNESPAR, Publicidade e Propaganda pela Universidade Positivo e Produção pela New York Film Academy. Gestor de projetos da Trópico, é professor de Produção do Curso Livre de Cinema do Centro Europeu desde 2012, se dedica ao cinema e educação a partir da auto representação desde 2013. Trabalhou por dois anos no Festival de Cinema da Lapa, e recentemente no projeto Diz Aí Fronteiras II, do Canal Futura, gravado na região de fronteira de Foz do Iguaçu que foi ao ar em junho de 2017. Editou o curta-metragem “A Fábrica” de Aly Muritiba. Além da produção audiovisual, Rudolfo é gay e mídia-ativista. www.rudolfo.art.br