Palestras MetrôLAB

Palestra 01 MetrôLab : Narrar no Audiovisual
com Rafaela Camelo

Narrar no audiovisual: elementos a se considerar durante a organização da história. A estrutura fílmica pensada da maior à menor unidade. Criação de personagens e pontos de vista. Arco, conflito x desejo.

*Essa atividade faz parte do Paradiso Multiplica, ação de difusão de conhecimento dos talentos beneficiados por bolsas do Projeto Paradiso, iniciativa filantrópica de apoio aos talentos do audiovisual, criado pelo Instituto Olga Rabinovich.

Rafaela Camelo

Diretora e roteirista formada em Audiovisual pela UnB e pós-graduada em Roteiro para Cinema e TV pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP). Seu curta de ficção, “O Mistério da Carne”, foi selecionado para o Sundance Film Festival 2019 (EUA) e ganhou os prêmios de melhor filme no Biarritz Amérique Latine (França) e no festival New Directors, New Films (Portugal). “A arte de andar pelas ruas de Brasília”, seu primeiro curta, foi selecionado no Festival Internacional del Nuevo Cine Latinoamericano em Havana e premiado nas categorias de melhor filme, melhor roteiro e melhor direção em festivais ao redor do mundo. Atualmente desenvolve o seu primeiro longa, “Sangue do meu sangue”, ganhador dos prêmios de melhor roteiro na categoria ficção no Icuman LAB 2019 (Goiânia) e BAL-LAB 2019 (França). O projeto foi o primeiro lugar vencedor do Cabíria Prêmio de Roteiro 2019 (Rio de Janeiro), e recebeu o Prêmio Paradiso.

Palestra 02 MetrôLab : Produção de Curtas
com Raiane Rodrigues

Passando pelas diferentes responsabilidades dentro do departamento da produção, vamos tentar desvendar o mistério que é a função da pessoa produtora, entendendo também seu papel criativo no desenvolvimento do roteiro, planejamento de estratégias para viabilizar o projeto, e importância da relação com a equipe.

Raiane Rodrigues
Sócia e produtora da Veleiro Azul Filmes. Fez Produção Executiva e Coordenação de Pós Produção nos longas-metragens “Zona Árida” (seleção oficial Dok Liepzig, direção Fernanda Pessoa); “A Mesma Parte de um Homem” (direção Ana Johann); “Jesus Kid” (direção Aly Muritiba); “Deserto Particular” (coprodução Brasil-Portugal, direção Aly Muritiba); “Avo Dezanove e o Segredo do Soviético” (coprodução Portugal-Brasil, direção João Ribeiro). Trabalhou na Produção Executiva e Produção Geral de três edições do Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba.

Palestra 03 MetrôLab : Curadoria e Distribuição
com Kariny Martins

A palestra propõe trazer a perspectiva curatorial na análise de curtas-metragens, sua dinâmica enquanto proposta de exibição, bem como a relação entre filme e público na construção de programação de festivais brasileiros

Kariny Martins
Mestranda em Cinema e Artes do Vídeo pela Universidade Estadual do Paraná/Faculdade de Artes do Paraná e graduada em Cinema pela mesma instituição. Atua nas áreas de curadoria, pesquisa, direção e roteiro. É coordenadora de programação do Griot – Festival de Cinema Negro contemporâneo, coordenadora de programação da 4° edição do Seminário Internacional do Audiovisual Negro (Festival Internacional do Audiovisual Negro da APAN) e integra a curadoria do Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba (2019 e 2020). Diretora de “No espelho do outro” (2018).