REGULAMENTO

SOBRE

O MetrôLAB é um espaço de desenvolvimento de projetos de curta-metragem que acontecerá de 14 a 19 de setembro de 2021, no período vespertino, com carga horária de até 4 horas/dia, de forma online, durante a 5ª edição do Metrô – Festival do Cinema Brasileiro Universitário, em Curitiba/PR.

Serão selecionados 6 projetos de curta-metragem, escritos e propostos por estudantes de qualquer curso universitário ou curso livre de cinema/audiovisual. Os projetos selecionados contarão com consultorias de profissionais nas áreas de roteiro e direção audiovisual.

INSCRIÇÕES

A inscrição deverá ser realizada até o dia 13 de agosto de 2021, às 23h59, exclusivamente através de preenchimento de formulário disponível no site: www.metrouniversitario.com.br .

Ao preencher o formulário, deverá ser anexo os seguintes documentos em formato PDF:

– Apresentação do Projeto / Conceito (máximo 1 página); 
– Roteiro de curta-metragem (máximo 20 páginas); 
– Comprovante universitário atual (carteirinha, declaração de matrícula, prints de sistema online da faculdade ou qualquer documento que ligue o nome a instituição de ensino).

CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO

Somente serão aceitos projetos de curta-metragem de ficção (live action ou animação). Documentários não serão aceitos. Filmes que transitem pelo documentário, mas que tenham natureza ficcional, serão aceitos.

Ao participar do processo de seleção, a pessoa responsável pela inscrição se compromete a estar presente em todas as atividades do laboratório, que serão realizadas de forma online entre 14 e 19 de setembro; e também na apresentação pública dos projetos, que será veiculada no canal do Festival Metrô no Youtube

Podem participar do MetrôLAB até 2 pessoas por projeto, sendo uma delas obrigatoriamente a responsável pela direção e/ou roteiro. 

As pessoas responsáveis pelos projetos selecionados permitem o compartilhamento dos materiais de seus projetos com profissionais e demais participantes do MetrôLAB, uma vez que o laboratório se desenvolverá a partir de discussões coletivas.

PREMIAÇÃO

Uma banca composta por profissionais da área audiovisual avaliará os materiais de inscrição e a apresentação final dos projetos selecionados. Essa banca premiará o melhor projeto da edição.

Além do certificado de Melhor Projeto, outros prêmios poderão ser anunciados nas nossas redes sociais até a data de realização do festival.

CONTRAPARTIDAS

Como contrapartida pela participação, as pessoas responsáveis pelos projetos selecionados se comprometem oficialmente a inserir nos créditos finais do curta-metragem a ser realizado a partir do projeto inscrito, a seguinte cartela:

“Esse curta metragem participou do MetrôLAB 2021, Laboratório de Projetos do Metrô – Festival Universitário do Cinema Brasileiro.” 

As empresas que, por ventura, oferecerem premiação ao laboratório também deverão ter suas logomarcas divulgadas no curta-metragem, assim como em todo material promocional de divulgação do filme.

DISPOSIÇÕES GERAIS

O Metrô se compromete a fornecer certificados de participação a todos os participantes.

Não há limite de inscrições por participante. É possível inscrever quantos projetos quiser.

Este regulamento poderá ser alterado a qualquer momento. Terá validade a sua versão mais recente, disponível no site www.metrouniversitario.com.br.

Dúvidas podem ser esclarecidas através do email: [email protected].       

O envio de inscrição para o MetrôLAB 2021 implica na aceitação integral deste regulamento. 

Siga o Festival Metrô no Facebook e Instagram para acompanhar as novidades do festival.

O 5º Metrô é um projeto realizado com o apoio do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura – Fundação Cultural de Curitiba e Prefeitura Municipal de Curitiba

>>> FICHA DE INSCRIÇÃO


CONSULTORES 2021

Amanda Soprani (Consultora de Roteiro)

Produtora Criativa e sócia da Veleiro Azul Filmes. Seu trabalho permeia a escrita e desenvolvimento de projetos audiovisuais, tendo coordenado a fase de desenvolvimento de diversos projetos de longas, curtas e séries, como “A Mesma Parte de um Homem” (dir. Ana Johann), “Deserto Particular” (dir. Aly Muritiba) e “Foram os Sussurros que me Mataram” (dir. Arthur Tuoto). É a Produtora e Curadora do CURITIBA_lab, laboratório de desenvolvimento de primeiros longas-metragens do Olhar de Cinema.

Bruno Costa (Consultor de Roteiro)

Formado em cinema pela Unespar; atua na área desde 2004 como roteirista, diretor e produtor. Nesse meio tempo, escreveu e dirigiu três longas-metragens: o documentário Cinematoso; e as ficções, Circular e o mais recente, Mirador. No momento prepara seu próximo longa “Nem toda história de amor acaba em morte”, com filmagens previstas para 2022.

Tomás von der Osten (Consultor de Direção)

Diretor e montador, formado em Cinema pela FAP/UNESPAR e com Mestrado em Arte Multimídia pela Faculdade de Belas Artes de Lisboa. Dirigiu os curtas “Vó Maria” (2011 – Prêmio de Melhor Curta na Mostra Tiradentes), “Miragem” (2011), “Nem a mim, nem a ti” (2012), “A Invenção da Noite” (2015) e “Chão de Rua” (2019 – seleção oficinal do Festival de Locarno). Atualmente, desenvolve seu primeiro projeto de longa-metragem: “Continente”.

Laís Melo (Consultora de Direção)

Editora web para o jornal Brasil de Fato, educadora popular em cinema e mestranda em Cinema e Artes do Vídeo na Universidade Estadual do Paraná (Unespar). Realiza os filmes ‘Tentei’ (2016), premiado como melhor filme, fotografia e atuação no 50º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro; “Histeria”, longa-metragem ficcional contemplado no Edital de Produção e Desenvolvimento de Obras Audiovisuais 2019; o projeto de série ficcional “Sabará”; “Cartas para o futuro”, para a National Geographic, entre outros.