Sobre o júri
Os curtas da Mostra Principal são avaliados por dois grupos de jurados.
O primeiro é o Júri Oficial, que este ano é composto por nomes relevantes no ensino e na realização audiovisual no Paraná. Compõem o Júri do Festival este ano Arícia Machado, artista visual e diretora de arte, que transita entre o cinema e as artes visuais com produções digitais, vídeos, instalações e ilustrações; Rodolfo Stancki, professor universitário da Escola de Belas Artes da PUC-PR e da Escola de Comunicação e Negócios do UniBrasil, com experiência no jornalismo e na curadoria; Bruno Araújo, realizador audiovisual com experiência na área de captação e edição do som, que fez parte do Júri Universitário da 1ª Edição do Metrô; e Sissi Valente, pesquisadora e professora.
O outro grupo é o do Júri Universitário, formado por estudantes de curso superior que participaram da Oficina A Imagem Virtual e foram escolhidos por um simpático processo seletivo. O Júri Oficial é responsável por presentear três curtas com o Troféu desta edição, enquanto ao Júri Universitário cabe entregar o troféu a um filme. Não há categorização para as premiações, os jurados são livres para eleger os curtas que quiserem, pelos motivos que desejarem.
Júri oficial
Natural do Rio de Janeiro, Arícia Machado é artista visual e diretora de arte. Formada em Cinema e Audiovisual e mestre em Cinema e Artes do Vídeo pela Unespar, ela atua também como pesquisadora e professora na área. Arícia trabalha como diretora de arte em produções audiovisuais desde 2016. Em 2018, desenvolveu sua primeira videoinstalação, Organismo In Cyber, que compôs sua primeira exposição individual, a exposição Natura In Data em 2021, no Museu de Arte Municipal, MuMA. Realizou também, a exposição constituída por uma instalação lumínica chamada Noite Ciborgue no MuMA e na CAIXA Cultural de Curitiba. Desde então, Arícia transita entre o cinema e as artes visuais com produções digitais, vídeos, instalações e ilustrações.
Bruno Araujo é formado em Cinema e Audiovisual pela Universidade Estadual do Paraná. Foi membro do Júri Universitário da primeira edição do Metrô. Atuou principalmente na área de captação, edição e finalização de som, e se interessa pelas várias formas de narrativas, desde quadrinhos até transmissões esportivas de Curitiba.
Doutor em Tecnologia e Sociedade pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e Mestre em Ciências Sociais Aplicadas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Atua como professor universitário na Escola de Belas Artes da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e da Escola de Comunicação e Negócios do UniBrasil Centro Universitário. Possui experiência na área de jornalismo trabalhando em empresas como RPC e Gazeta do Povo, além de escrever com recorrência críticas de cinema para portais de Curitiba desde 2008. É organizador dos livros O Melhor do Terror dos Anos 80 (2020) e O Melhor do Terror dos Anos 90 (2021). É autor do livro A Zona Crepuscular – Como a série Além da Imaginação pode ajudar a entender as imagens de ficção fantástica presentes no Jornalismo (2021) e de obras didáticas para o Ensino Superior. Foi curador da exposição “A Zona Crepuscular”, que ficou em cartaz na UTFPR e no UniBrasil em 2019. Desde 2015, assina uma coluna sobre cinema de horror no portal de jornalismo cultural A Escotilha. Atuou como Jurado do Festival Internacional de Cinema Fantástico de Porto Alegre da categoria curtas-metragens, em 2013. Também foi curador da primeira edição do Boitatá – Festival Paranaense Itinerante de Cinema de Horror e do DJANHO! É a mostra internacional e interbairros de cinema fantástico de Curitiba, piá!, ambos em 2022.
Sissi Valente: professora universitária, pesquisadora e historiadora, possui mestrado e doutorado em História e desenvolve pesquisas sobre a cultura marginal brasileira e o Cinema Marginal e suas vertentes, com foco na obra de Ozualdo Candeias e em seus aspectos históricos ressignificados pela linguagem cinematográfica e seus procedimentos narrativos.
Júri universitário
Beatriz Oliveira Damascena (Unespar)
Giuliano Maccio (Unespar)
Joyce Pereira Kojura (Colégio Estadual do Paraná)
Laura Pereira Possagno (PUCPR)
Lucas Gomes da Silveira (Unespar)
Luis Felipe Ribeiro Gonçalves (Unespar)
Noah Mancini (Unespar/UFJF)