Regulamento 2024

1. O Metrô – Festival do Cinema Brasileiro Universitário é um festival sediado em Curitiba/PR. A 7ª edição acontecerá de 27 de agosto a 01 de setembro de 2024, em formato presencial na cidade de Curitiba, com a exibição de filmes universitários e atividades de debate e formação.

2. Nosso festival é uma estação e os filmes são os vagões. Conexões, linhas, trocas, viagens: a sala de cinema que nos leva de um lado a outro do Brasil em minutos.

3. As inscrições de filmes para o festival estão abertas até o dia 03 de maio de 2024 às 23h59, através de formulário a ser preenchido no site www.metrouniversitario.com.br. Não serão aceitas inscrições por outro modo ou fora do prazo estipulado.

4. Estão aptos a participar filmes brasileiros de qualquer duração, realizados por estudantes de qualquer curso universitário de nível superior (graduação e pós-graduação), ou por estudantes de cursos livres de cinema/audiovisual, que atendem às seguintes exigências:

4.1 A direção do curta e, pelo menos, 1 (uma) função técnica (Roteiro, Produção, Direção de Fotografia, Direção de Arte, Som Direto, Desenho de Som, Montagem) deverão ter sido exercidas exclusivamente por estudantes universitários, de qualquer curso ou área de conhecimento, ou por estudantes de escolas e cursos livres de cinema/audiovisual brasileiras, na época de realização do filme;

4.2 Ter sido finalizado a partir de 2022.

Observações:
*Não serão aceitas inscrições de obras ainda não finalizadas (work in progress);
*Em casos de filmes realizados inteiramente por somente uma pessoa, é necessário que apenas essa pessoa seja universitária ou estudante.
*Não há limite quanto ao número de inscrições por participante

5. As inscrições deverão ser feitas através de formulário online em nosso site www.metrouniversitario.com.br. Durante o preenchimento do formulário, obrigatoriamente deverá ser anexado os seguintes documentos:

–    3 fotos/imagens de divulgação do filme
– comprovante de vínculo com instituição de ensino superior ou escola de cinema/audiovisual do diretor ou diretora e de mais 1 membro da equipe à época de realização do filme. 

Serão aceitos como comprovante: carteirinha da instituição, declaração de matrícula ou prints de sistema online que contenham nome completo. Não serão validadas inscrições com documentos com data inferior ao ano de realização do filme.
Para filmes feitos inteiramente pelo diretor ou diretora, sem equipe complementar, basta enviar o comprovante de vínculo dessa pessoa.
Não serão validadas inscrições sem o envio dos documentos obrigatórios.

6. A lista dos filmes selecionados será divulgada até o dia 15 de julho de 2024 em nosso site www.metrouniversitario.com.br e redes sociais.

7. Responsáveis pelos filmes selecionados se comprometem a enviar para o festival links para download do arquivo de exibição de seus trabalhos no formato mov, codec .h264 ou superior.

8. Ao se inscrever, as responsáveis pelos filmes declaram aceitar todos os itens deste regulamento, bem como a responder legalmente pelo filme, incluindo reclamações envolvendo direitos autorais.

9. Os casos omissos e não previstos neste regulamento serão solucionados pela organização do festival.

10. Para dúvidas e casos específicos, contatar a produção do festival através do endereço de e-mail [email protected].

11. Siga o Metrô no Facebook Instagram para acompanhar as novidades do festival.