Metrô – Festival Do Cinema Universitário Brasileiro

Programação

Sessão 06 - 20 e poucos anos

Liberada à partir das 00:00 do dia 17/09

Filmes desta sessão

Metrô Debate - "Refindar" o Brasil: os próximos cinco anos

Uma das atividades oferecidas pela edição 2021 do Metrô é a oficina Refundar o Brasil, em que participantes realizam, dentro do período do festival, filmes que imaginam um outro tipo de país. Os filmes criados na oficina serão exibidos no encerramento do festival.

A mesa REFINDAR O BRASIL: OS PRÓXIMOS CINCO ANOS promove um bate papo entre a curadoria do Metrô e a dupla Clara Chroma e Kauan Oliveira, responsáveis por coordenar a oficina REFUNDAR O BRASIL, além de algumas participações especiais.

Que tipo de cinema o Metrô promoveu até agora, nos cinco anos de existência? Que tipo de cinema será possível nos próximos cinco? como assim, “refindar”? essas e outras perguntas estarão postas à mesa.

Debate da sessão 06

Texto da Curadoria

Quatro anos de faculdade passam rápido demais. Com 20 e poucos anos, tudo é efêmero, inflamável. Se formos bons alunos, filmaremos meia dúzia de exercícios, alguns deles chamaremos de filmes, teremos um projeto mais sério, um ou dois curtas maiores. Sofreremos por algumas injustiças, revoltas, iremos para a rua, depois para o bar, idealizaremos dois ou três grandes amores, talvez mais…

A pandemia tirou dessa geração as infinitas possibilidades de encontros que a faculdade pode produzir. Mas os filmes dessa sessão não se deixam levar pelo amargor do tempo perdido, pelo contrário, eles se movimentam, criam um mundo, idealizam um amor, um encontro, uma descoberta, uma memória.

(Evandro Scorsin)