MetrôLab 2022

Mais uma vez, o Metrô promove o MetrôLAB, o tradicional laboratório de desenvolvimento de projetos de curta-metragem do festival que este ano acontece entre os dias 16 e 20 de forma presencial em Curitiba/PR.

Foram selecionados 6 projetos de curta-metragem, escritos e propostos por estudantes de cursos universitários ou cursos livres de cinema e audiovisual. 

Os projetos selecionados contarão com consultorias nas áreas de roteiro e direção audiovisual e concorrem à premiação de Melhor Projeto da Edição, concedida pela banca de profissionais da área audiovisual que avaliará os materiais de inscrição e a apresentação final dos projetos.

O MetrôLab é coordenado por Caroline Biagi e Henrique dos Santos, parceiros do festival que seguem conosco desde a primeira edição. Realizaram a curadoria dos projetos deste ano: Kimberly Palermo e Lidia Ferreira e os projetos contarão com a consultoria de Roteiro e Direção de William de Oliveira e Bea Gerolin.

Projetos Selecionados

“A Ideologia do Amor”, de Julia Souza (Universidade do Vale do Itajaí – SC)
“Camilly quer ser cantora de ópera”, de Camila C. Bastos (Universidade Federal Fluminense -RJ)
“Geraldo”, de Fábio Alvino Nascimento dos Santos (Universidade Federal de Minas Gerais – MG) 
“Josi, Pau-Pra-Toda-Obra”, de Duda Cunha e Vivian Cardoso (Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PR)
“Marilha”, de Babi Teodoro (Universidade Estadual Paulista – SP)
“Sou reflexo dos seus olhos”, de Gabriel Parolim Tozetto (Universidade Federal do Paraná – PR)

Coordenação

Caroline Biagi
Caroline Biagi

Caroline Biagi é formada em Cinema pela UNESPAR e trabalha como roteirista e diretora. Seus curtas-metragens “O fim do verão”, “Noite Púrpura” e “Brasil x Holanda” foram exibidos em diversos festivais brasileiros e canais de televisão. Seu roteiro de longa-metragem “O sol e o peixe” ficou em 3º lugar no Prêmio Cabíria 2019, foi semifinalista do FRAPA 2020 e selecionado para o mercado de coprodução do festival GUIÕES 2021. Recentemente, finalizou mestrado em Roteiro na Escócia, pelo programa Kino Eyes.

Henrique dos Santos
Henrique dos Santos

Henrique dos Santos é Bacharel e Mestre em Cinema e Vídeo pela Universidade Estadual do Paraná. Atua como roteirista e consultor em filmes e séries, tendo como destaque a minissérie “Nóis por Nóis” (TV Brasil, 2017) – com uma versão para longa-metragem lançada em 2020 – e o longa “Deserto Particular” (2021), corroteirizado e dirigido por Aly Muritba, representante do Brasil ao Oscar 2022. Foi consultor nos laboratórios Griôt (duas edições) e MetrôLab (três edições) em Curitiba. Trabalhou no desenvolvimento de longas com nomes como Karin Aïnouz, Sérgio Machado e Renata Martins, e atualmente trabalha em sala de roteiro para série da Amazon Prime.

Curadoria

Kimberly Palermo
Kimberly Palermo

Kimberly Palermo é graduanda em Cinema e Audiovisual (UFF). Escreveu e dirigiu o stop motion “Cenas da Infância” (2021), exibido em mais de 30 festivais nacionais e internacionais, além de ter sido o vencedor do Prêmio Revelação do 32º Curta Kinoforum, do Prêmio Passagem do 5° Metrô e finalista do 21º Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, na categoria de Melhor Curta de Animação. Foi finalista e semifinalista, respectivamente, do concurso de roteiros de curtas do V ROTA com o “O Vulcão” (Melhor Roteiro, Melhor Diálogo e Melhor Personagem) e do IV ROTA com “A Máquina de Meretrizes” e “Não tenho um Título” (ambos na categoria ROTA/Cabíria). Enquanto curadora, participou da seleção de roteiros de curta do VI ROTA e do Prêmio Cardume/Cabíria de argumentos (2022). Desenvolveu no 1° Laboratório de Ideias do Curta Cinema o projeto “O Testamento de Adelaide” e no MetrôLab 2020 o stop motion “A Tragédia da Lobo-guará”, atualmente sendo dirigido pela mesma.

Lídia Ferreira
Lídia Ferreira

Jornalista, produtora cultural  e roteirista do AM.. É criadora e roteirista da série de ficção Calendário de Letícia, vencedora do Melhor Pitching do V Rota Festival (2021) e do edital prêmio da Fundação Manauscult para realização da sala de roteiro, além de ter sido selecionada para o Núcleo de Projetos Audiovisuais do Paraná (NPA 2020) e Festival Visões Periféricas (2019). Assina o roteiro e produção da série de vídeos educativos para TV do projeto “Cidade do Jazz (2022).  Coordenou a produção, em Manaus (AM), do documentário “SARS-CoV-2: O Tempo da Pandemia” (2021), dos diretores Eduardo e Lauro Escorel. Realizadora da mostra Conexões dos Extremos, que na primeira edição promoveu um intercâmbio de filmes manauaras e curitibanos (2020).

Consultoria de roteiro e direção

Bea Gerolin
Bea Gerolin

Bea Gerolin é cineasta, diretora de arte, figurinista e curadora. Atua como diretora artística do “Griot – Festival de Cinema Negro Contemporâneo”, realizado em Curitiba desde 2018 pela Cartografia Filmes, produtora audiovisual vocacionada para o conteúdo identitário negro, na qual é sócia. Dirigiu o curta metragem documental “Ferradura”, com estréia no Festival de Cinema de Vitória (2017) e nesse momento desenvolve o roteiro de “Encantadoras de Abelhas”, seu primeiro longa metragem, com passagem em laboratórios e eventos de mercado, e se prepara para dirigir ainda em 2022 “Baobab”, seu primeiro curta metragem de ficção como roteirista e diretora. Como diretora de arte e figurinista assinou filmes de curta e longa metragem, exibidos em diversos festivais no Brasil e no mundo, como o longa metragem “Alice Junior”, de Gil Baroni, “Um dia com Jerusa”, de Viviane Ferreira, “Perifericu”, de direção coletiva, “Chão de Rua”, de Tomás Von der Osten, “Tentei”, de Laís Melo, entre outros. Seu último trabalho como diretora de arte foi o novo longa metragem de Davi Pretto, “Casa no Campo”, com estreia prevista para 2023.

William de Oliveira
William de Oliveira

William de Oliveira é roteirista e diretor. Seu curta-metragem, “Aquele Casal” (2019), foi selecionado para importantes festivais nacionais, como a 23ª Mostra de Cinema de Tiradentes, e internacionais, como o 41º Festival de Havana, além de ter sido exibido em mais de trinta festivais em oito países e licenciado pelo Canal Brasil. É também corroteirista do curta “Pausa Para o Café” (2020), de Tamiris Tertuliano, vencedor de três troféus Candango no 53º Festival de Brasília, incluindo melhor roteiro, e selecionado para diversos outros festivais, entre eles o 30º Curta Cinema e 25º Cine-PE. Seu primeiro longa-metragem, “Ursa” (2021), teve sua estreia no 10º Olhar de Cinema, e foi selecionado para o 29º Festival de Vitória, 16º Cine BH, 13º FESTin, em Lisboa, entre outros, e deve ser lançado em VOD no início de 2023.

Júri do pitching

Amanda Soprani
Amanda Soprani

Amanda Soprani é roteirista, consultora e produtora criativa. Seu trabalho permeia a escrita e desenvolvimento de projetos audiovisuais, tendo coordenado a fase de desenvolvimento de diversos projetos de longas, curtas e séries, como “A Mesma Parte de um Homem” (dir. Ana Johann), “Deserto Particular” (dir. Aly Muritiba) e “Foram os Sussurros que me Mataram” (dir. Arthur Tuoto). É a Produtora e Curadora do CURITIBAlab, laboratório de desenvolvimento de primeiros longas-metragens do Olhar de Cinema.

Tomás von der Osten
Tomás von der Osten

Tomás von der Osten é diretor e montador de cinema, graduou-se em Cinema e Audiovisual na Faculdade de Artes do Paraná, onde hoje é docente, e fez mestrado em Arte Multimédia na Universidade de Lisboa. Como montador trabalhou em curtas e longa-metragens, para cinema e televisão, de realizadores como Nathália Tereza, Fernando Severo, Paula Gaitán e Leonardo Mouramateus.

Bella Souza
Bella Souza

Bella Souza (Curitiba/PR), Formada em Comunicação Institucional (UFPR) é Produtora Cultural desde 2009 integrando o time da Processo Multiartes e idealizadora/gestora da Candaces Produção Cultural. Já atuou em projetos de cinema e audiovisual, teatro, música e literatura. Destacam-se os trabalhos em: “Griot – Festival do Cinema Negro Contemporaneo” como Produtora Executiva, no longa documental “Upa, neguinho!” e no Núcleo de Roteiro “Infantes Falantes” (FSA), como Diretora de Produção e como Roteirista Executiva da sala de roteiro “Aquilomba”.